terça-feira, 24 de setembro de 2013

Quando tirar as fraldas do seu bebê?


Por volta dos 2 anos, muitos pais começam a se questionar se chegou a tão esperada hora de retirar as fraldas da criança. Diferentemente do que muitos pensam, essa fase tão importante não está diretamente ligada à idade cronológica da criança.

O controle dos esfíncteres (controle de fazer xixi e cocô) tem a ver com sua maturidade emocional, e não é um aspecto apenas cognitivo, não é algo que possa ser aprendido. Cada um passará pelo processo no seu tempo. Embora seja um processo muito singular para cada criança, deve-se ficar atento a alguns sinais:

Observar se a criança já se incomoda com o uso da fralda. Para ser desfraldada, deve se incomodar em ficar “suja”.
Verificar se, de alguma forma, comunica a vontade de evacuar ou urinar. Caso não comunique antes, também é válida a comunicação feita logo após ter feito na fralda.

Apresenta interesse pelos hábitos de higiene.

  • Já anda com firmeza.
  • Fraldas mantidas “secas” por intervalos maiores de tempo.

Acha que chegou a hora? Após confirmar esses sinais indicativos, como começar? Para começar, qualquer decisão tomada deve sempre ser verbalizada para a criança. Sim, elas entendem! Se é um processo onde o pequeno é o protagonista, nada mais justo do que ser informado do que acontecerá e como será feito!

Inicie o processo em penico, pois estar com os pés apoiados transmite maior segurança. Após utilizá-lo por algumas semanas e perceber que a criança já está mais segura, passar para o vaso sanitário com o uso do redutor.

No início do processo, levar, em média, a cada vinte minutos ao banheiro. Evitar a pressão para que a criança consiga. Para isso, é interessante sempre levar um livro, contar histórias ou cantar música para que tudo ocorra de forma natural.

É comum nesta fase a criança fazer “jogos” com a mãe (ou cuidador), segurando ou soltando fezes para agradar ou desagradar a mãe. Evacuar ou reter fezes tornam-se meios importantes de liberação de impulsos agressivos.

Lembre-se que é um processo que exige muito da criança! Acontecerá no tempo delas, e tentar antecipar, só torna o processo doloroso e, muitas vezes, traumático. Portanto, tenha calma ;)

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário