quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Por que contos de fadas são importantes na infância?


É muito importante que instiguemos os pequenos a imaginar, brincar de criar e fantasiar desde cedo. Isso, pois a fantasia ajuda a encarar e entender melhor o mundo com suas dificuldades e realidades.

As crianças adoram ouvir histórias, principalmente contos de fadas, pois o final feliz traz conforto e esperança de obter "um felizes para sempre" em suas vidas.

Além de ajudarem na formação da personalidade, os contos introduzem personagens bons e maus na vida dos pequenos fazendo com que entendam e assimilem os sentimentos e consigam lidar melhor com eles. Por exemplo, odiar a bruxa má não é ruim, pois ela representa o medo da criança; este que deve ser trabalhado e esclarecido junto aos pais através dos contos.

A identificação com um personagem, como o príncipe ou a princesa, o rei sábio ou a bruxa é bastante natural, pois as crianças precisam acreditar que têm poderes, que podem superar seus medos, angústias e desafios do dia a dia. Quando relacionam uma personagem a um dos pais, por exemplo um príncipe/ uma princesa, é porque querem ter a certeza de que sempre terão alguém que estará olhando por eles, protegendo e amando.

Por meio das histórias, pode-se educar e ensinar sobre sentimentos e sensações. Cada conto de fada traz um aprendizado e um desafio novo. Como, por exemplo (visto no blog Vida Materna) :

Ingenuidade: Branca de Neve e Pinóquio (acreditam no personagem do mal)

Feiúra: Patinho Feio (um irmão mais bonito do que o outro)

Medo: Chapeuzinho Vermelho, Aladim (medo de estranhos)

Inexperiência: Os Três Porquinhos (o irmão mais velho sabe tudo)

Insegurança: Alice no Pais das Maravilhas, Mogli, Peter Pan (sentir-se inseguro diante de situações novas)

Rejeição: Cinderela

Culpa: Rei Leão, Pinóquio

Dor: A Pequena Sereia

Abandono: João e Maria (sentimento de abandono pela ausência dos pais)

Assim como as brincadeiras, as fantasias e contos de fadas têm um papel importante no desenvolvimento da personalidade dos pequenos. Por isso, é importante que você, pai e/ou mãe, leia histórias para o seu(sua) filho(a), instigue a imaginação dele(a) e fale a sua alma.
Como dito no blog Vida Materna, nesta sociedade tão pobre de valores, precisamos enriquecer a mente das crianças com sonhos e fantasias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário