segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Dicas para melhorar o relacionamento entre irmãos

Não há relação sem interação. Principalmente dentro da família, precisamos da comunicação, da companhia e convívio para que, por meio deles, possamos dar e receber afeto e compreensão.

Foto: Essence Fotografia

Entre irmãos, o relacionamento afetivo pode nem sempre ser algo não muito satisfatório, visto que crianças - principalmente - tendem a sentir ciúmes uma das outras. Não um ciúme de todo ruim, entretanto. Mas sim aquele que toda a criança sente quando confronta uma realidade que nunca vivenciou, uma nova experiência que não gera benefícios somente a ela, mas também a outra.

Segundo o escritor Marcel Rufo, na criança, "as primeiras expressões de ciúme, se forem mal recebidas ou reprovadas de modo muito severo, podem levar à dissimulação dos sentimentos a fim de não ser excluído da afeição dos pais e da doçura da vida familiar". Ainda, segundo o autor, quando os pais negam o ciúme dos e/ou de um dos filhos estão reforçam-no, podendo transforma-lo em uma patologia capaz de gerar distúrbios do sono ou do caráter.

É importante salientar que os comportamentos ciumentos se baseiam na angústia e no medo que os pequenos sentem do abandono e da perda dos pais. Assim, estes devem sempre cuidar e deixar claro que amam todos os filhos sem distinção. Por mais desnecessária que pareça, essa afirmação do amor compartilhado igualmente faz diferença no comportamento da criança e na maneira como lida com as mudanças que acontecem na família.

O que fazer para evitar que meus filhos sintam ciúmes um do outro?

  • Não puna a criança por sentir ciúmes, entenda e explique que não há desigualdade no sentimento que você sente por ela e pelo(a)(s) irmão(ã)(s);
  • Muitas mudanças ao mesmo tempo podem confundir os pequenos, fazendo com que fiquem desnorteados. Mudança de ambiente, de amigos, de casa, por exemplo;
  • Se uma nova criança está por vir, o seu filho deve saber e estar preparado para recebe-la. Explique desde cedo a situação. Responda às perguntas dele e vá fazendo a aproximação com a criança que ainda não nasceu.
  • Estimule as demonstrações de carinho entre irmãos. Faça parte delas; 
  • Reserve um tempo para cada filho, conheça melhor as qualidades, defeitos e habilidades de cada um; 
  • Repreenda comportamentos agressivos;
  • Estimule a criança a expressar os sentimentos, inclusive os negativos;
  • Ame seu filho, acima de tudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário