quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Dúvida de mãe: Devo lavar o cabelo do meu bebê recém-nascido?


Não importa se o seu bebe é cabeludinho ou carequinha. O que importa é: você deve lavar a cabecinha dele todos os dias até o primeiro aninho de idade.

É muito natural que nos primeiros dias a criança fique com couro cabeludo meio oleoso, e até com crostas - resíduos que continuam na cabecinha do recém-nascido após o parto. Às vezes as mamães ficam com receio de lavar e limpar, principalmente durante o inverno, temendo que o filhote se resfrie ou não goste do banho. Mas a higiene é imprescindível e deve ser impecável para evitar doenças e contaminações.

Como fazer isso?

Lave a cabecinha do bebê fora da banheira, mantendo-o enrolado em uma toalha para que ele não sinta frio. Jogue uma pequena quantidade de água e, com um xampu infantil apropriado - que não irrite os olhinhos da  criança - ou sabonete neutro, passe a mão levemente sobre o couro cabeludo. Enxague bem para tirar todo a espuma do xampu/sabão e seque pressionando levemente uma toalha macia sobre a cabeça do bebê - não use o secador antes dos 6 meses.

Lembre-se sempre de tomar cuidado para não deixar que a água entre nos ouvidos e nos olhinhos do recém-nascido!

Qual o melhor horário para dar banho no meu bebê?

Em geral, o melhor horário é à tarde para evitar o friozinho da noite. Mas, o melhor mesmo é aquele horário em que os pais estão mais descansados e sem pressa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário