quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Jeitinhos de mamar


Você sabia que pediatras da Academia Americana de Pediatria já catalogaram os padrões mais comuns de estilo e ritmo das crianças mamar?

Conheça alguns:

O Homer Simpson
Esse bebê ataca os seios e os suga vorazmente, assumindo uma linguagem corporal que podemos definir como “estou morto de fome”. Segundo Tanya, o bebê Homer grunhi, grita, geme e faz outros ruídos que indicam que o leite não vem rápido o suficiente para satisfazê-lo. “Além disso, as pernas do bebê se movimentam com tanta velocidade, para demonstrar sua frustração, que podem ser uma arma.”

O Gourmet
Segundo Tanya, esse bebê se aproxima do seio como o crítico de gastronomia de seu jornal local. “Muitas vezes, o bebê reclina em uma posição confortável e, devagar, saboreia cada gole. Ele também pode dar um grande estalar de lábios”. Pode titubear se solta o seio ou não, como nós quando não conseguimos nos afastar de uma refeição tão deliciosa.

O Social Butterfly
Tany diz que esse bebê gostaria de passar mais tempo se socializando do que se alimentando. “Ele vai olhar para o rosto da mãe, vai sorrir para o que está ao seu redor e ao redor do mamilo, mas pouco se anima. Acaba por travar uma conversa, na linguagem dos bebês, com o mamilo”, diz Tanya. Bem, bebês borboletas são fáceis de identificar, pois deixam as mães bem preocupadas. Mas dá para perceber que eles não têm pressa. Uma sessão de 10 minutos de mamada pode se transformar em 30 minutos de socialização com o seio e com mundo. O que pode significar pouca comida na barriga.

O Sampler
“Não obrigado, eu não estou com fome” é o estilo desse bebê. Ele mama um pouquinho, solta o seio, mama mais um tantinho, solta de novo. Fica nesse mama e solta ad infinitum. Mas, ao contrário do Social Butterfly, o Sampler consegue esvaziar pelo menos um seio.


O Acrobata ou Contorcionista
Esse é o mais estraho. Segundo Tanya, quanto mais velho e mais móvel, mais acrobata ou contorcionista. “Ele executa complexas posições de ginástica para mamar. Algumas, inclusive, podem significar enfiar a cabeça entre os pés ou ficar agachado enquanto mama”. A mãe dos acrobatas, diz Tanya, pode ter sua paciência duramente testada com esse filho.

O Brincalhão
Esse bebê adora brincar com o seio materno. Um exemplo que Tanya cita é aquele bebê que se diverte com o leite que esguiça em seu rosto. Ou ainda aquele que começa a puxar a cabeça para trás levando consigo o bico do seio, resultando em um seio alongado grosseiramente. Af!


Sonífero
Esse bebê usa a mama como um sonífero. Tanya diz no texto que, muitas vezes, o bebê vai querer pegar o seio só para adormecer em poucos minutos. “Talvez o seio contenha alguma forma de comprimido para dormir”, escreve ela. E garante: “Esse é um estilo muito popular”.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário